PT EN FR ES

Regresse à rotina com equilíbrio e bem-estar

Nas férias houve mudança de rotinas, que por vezes é difícil retomar, especialmente quando temos crianças no regresso às aulas, com horários de sono e de refeições para restabelecer.

Mas, não se esqueça de si! Pode ser uma sobrecarga em termos de rotinas e gestão de tempo. Por isso, é importante ter alguma atenção para si mesma(o): descanse, reserve períodos de tempo para estar sozinha(o) ou com amigos, e organize com antecedência as tarefas das primeiras semanas de aulas e/ou trabalho.

Veja algumas dicas/sugestões que poderão ajudar a voltar aos hábitos saudáveis:

Planear:  Uma ementa semanal e fazer uma lista de tudo o que precisa de comprar, estará mais focada(o) do que realmente necessita trazer, e o que não deve! Ficará mais fácil também, fazer refeições com alimentos mais saudáveis e menos processados. Se, deseja perder peso ou não sabe como se organizar, ter um plano alimentar com receitas pode facilitar muito nesta tarefa. 

Definir: Horários de sono/ trabalho e/ou estudo e lazer, e evitar a distração/dependência das redes sociais, televisão e jogos. Com crianças, é importante restabelecer os horários de sono e das refeições, para que depois tudo possa ser mais fácil. É essencial, para si também ter boas horas de sono.

Organizar: A despensa e o frigorífico, retirando os alimentos muito processados e calóricos de casa. Sempre que apetecer muito comer algo menos saudável, dificilmente irá cair na tentação. Os frutos secos são boas alternativas, desde que não ultrapasse as 30 g/dia.

Hidratar: O seu corpo é fundamental para o seu bom funcionamento. E a bebida de eleição é a água. A evidência científica mostra que parece existir uma associação entre a hidratação inadequada e a obesidade. Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e evitar beber sumos é desejável. Se tem dificuldade em beber água, opte por chá ou tisanas ou águas aromatizadas. Após as férias, é interessante tomar chá de folhas de cardo mariano ou mesmo Cynavite tisana. 

Transportar: A marmita para o trabalho ou planear o local onde vai fazer a refeição, escolhendo alimentos saudáveis. Iniciar a refeição do almoço e do jantar com a sopa, melhora a saciedade e o controlo de apetite, porém nem sempre é possível a ambas as refeições. Assim, aumentar a ingestão de produtos hortícolas no prato poderá ser uma solução. Os vegetais são ricos em fibra, vitaminas e minerais, e grandes aliados na desintoxicação natural do corpo. Para os lanches opte por iogurtes, fruta, frutos secos, barras proteicas com pouco açúcar ou panquecas que faça em casa.

Voltar: A atividade física pode ser a parte mais complicada, porque saímos do “ritmo habitual” e acomodamo-nos com a ausência da prática no período de férias. Comece aos poucos, uma a duas vezes na semana até à frequência que tinha antes de parar.

Não se culpe, e mantenha o foco, logo volta à rotina! Mesmo, que interromper a nossa alimentação saudável faça parte de um estilo de vida. Tudo tem solução!

Nós podemos ajudar! Visite uma loja Bioforma e comece já hoje o seu acompanhamento nutricional, através do serviço Biofórmula+ ou agende a sua consulta em bioforma.pt ou através da nossa linha de Whatsapp 932 039 966.


Autoria: Drª Sara Gomes - Nutricionista Bioforma

Partilhar:   Facebook   Twitter   Pinterest      Enviar por e-mail:  Enviar por E-mail

Apoio ao cliente: +351 291 640 504 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(dias úteis das 8h30 às 13h e das 14h às 17h30)

Siga-nos em

POLÍTICA DE PRIVACIDADE  |  TERMOS E CONDIÇÕES  |  CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA  |  ©Topfarma, Lda. 2021. todos os direitos reservados.

  • A minha Conta
  • shopping cart
  • Voltar ao topo

Apoio ao Cliente
Disponível dias úteis das 08:30 às 17:30
Apoio ao Cliente
Olá,
bem-vindo à Bioforma, precisa de ajuda na sua compra online?
Iniciar o chat
Precisa de ajuda?
My Wishlist (0)