LOGO TOP bioforma facebookbioforma twitterbioforma youtubebioforma instagrambioforma pinterest
  LOGO TOP bioforma facebookbioforma twitterbioforma youtubebioforma instagrambioforma pinterest

logo bioforma top

Bioforma mobile logo


Publicado em Estilo de vida por Márcia Elias
 

Márcia Elias

imagem-laticínios-vegetarianos

 

Na minha opinião, e de algumas clientes e amigos, uma das coisas mais difíceis em mudar quando queremos fazer uma alimentação vegetariana, são os laticínios.

Por isso, no último workshop, dedicamo-nos à confeção de receitas de laticínios vegetarianos (muitas por sinal) com a grande ajuda do Doce Limão, pois fui mais exigente comigo mesma e diga-se de passagem com as cozinheiras, Cristina e Bárbara na sua estreia nos workshops. Confecionamos algumas receitas crudívoras, fermentadas, iogurtes, … eu ADOREI! 

 

Quando pensamos em receitas cruas, até parece que ficamos com os pelinhos todos em pé! A maior parte das vezes, restringimo-nos a pensar em saladas ou fruta e nunca nos lembramos que determinados alimentos até podem ser comidos crús…as leguminosas são um exemplo bem flagrante! Quando começamos a entrar neste universo do crudivorismo, novas portas abrem-se. Aprendemos muito sobre a funcionalidade dos alimentos, as sinergias entre eles… bom, um universo de novos paladares espera-nos!

 

Aqui fica uma receita do queijo de grão-de-bico, que nossa querida Conceição Trucom tem divulgado e que fizemos neste último workshop. Amei esta receita porque usamos o grão-de-bico CRÚ… veja como…

 

Ah! Lembrei de dizer que para quem deseja iniciar receitas cruas como os queijos e manteigas etc… tudo o que precisa virar uma pasta, o caju cru e Bio é o melhor fruto para isso, muito versátil e fácil de trabalhar! Mãos a obra!

 

Queijo de Grão-de-bico

 

imagem_queijo_grao_bico

 

Ingredientes:

• 1 Chávena (chá) de caju demolhado durante cerca de 3 horas

• 1 Chávena (chá) de grão-de-bico germinado e sem pele 

• 1 Chávena de (chá) de Rejuvelac 

• Sumo fresco de 1/2 limão médio

• Alho em pó opcional

• Sal dos himalaias a gosto 

• Ervas aromáticas a gosto

 

Modo de Fermentação:

Triturar, ao mesmo tempo no liquidificador, o caju e o grão com o rejuvelac. Coloque aos poucos o rejuvelac para observar se fica uma pasta não muito líquida. A ideia é conseguir uma pasta espessa. 

Passe toda a massa para um voil e pendure num local reservado para sorar. (aqui usamos mesmo um escorredor de inox tipo de massa com furos pequenos e deu certo!). 

Deixe fermentar (traduzindo: deixe descansar) por um mínimo de 8 horas, ideal 24 horas máximo.

 

Modo de Preparação:

Retire o “queijo” fermentado do voil para uma tigela pirex. Com um garfo abra o queijo, acrescente todos os temperos e misture tudo levemente. Dar a forma que desejar. Aqui fizemos redondinhos.

 

 

© 2016 Nutrimadeira, Lda
Todos os direitos reservados
  Desenvolvido por:
IMart8.pt e DeniseJ.